Falta de oxigênio e acúmulo de toxinas mataram os animais na lagoa que deu origem ao município de Lagoa Nova, RN. Problema vem aumentando desde 2009
A falta de oxigênio e o acúmulo de toxinas, vindos, sobretudo de dejetos domésticos, mataram quase uma tonelada de peixes na
Lagoa origem, em Lagoa Nova, região serrana do Seridó potiguar RN. A lagoa fica no centro da cidade, em Lagoa Nova.
Quase uma tonelada de peixes mortos em uma semana, por causa da falta de oxigênio e das toxinas na água, que tornam a carne imprópria para o consumo humano. Esse é o resultado da poluição que, nos últimos anos, tomou conta da lagoa origem, em Lagoa Nova.
O problema existe desde 2009, quando foi construída uma lagoa de estabilização da cidade pra onde vai o despejo de esgoto doméstico para dentro da lagoa. Nos últimos dias, a situação se agravou porque proprietários criminalmente vêm quebrando os canos para servi de aguarem suas plantações, levando os sedimentos depositados até a superfície. "Com isso, os peixes ficaram sem oxigênio, causando as mortes", explicou um dos entendidos no assunto.
Segundo uma fonte, a lagoa de estabilização leva a uma grande concentração de matéria orgânica nas águas, o que contribuiu para a proliferação dos aguapés, que tomaram conta do espelho d’água.
Segundo uma fonte do palácio serrano a prefeitura de Lagoa Nova tem um projeto, com investimentos de R$ 5 milhões. Obras para a revitalização da lagoa origem.
Segundo a nossa fonte a prefeitura também informou que irá aumentar a fiscalização sobre o lixo jogado no entorno do espelho d’água.
Os peixes se acumulam nas bordas da lagoa. Misturados a outros dejetos provenientes de vários canais de esgotos que existem nos arredores, provocam um odor bastante desagradável. “Já tivemos algumas pessoas que não aguentaram o cheiro e tiveram que se afastar daqui”, relata um morador vizinho à lagoa origem. De acordo com o morador, o movimento das ondas traz os animais mortos para perto da borda e a situação piora no período da tarde, quando o número triplica. “Já moro aqui há vinte e cinco anos e nunca vi algo parecido”, afirma o morador.
Avaliação
A Prefeitura de Lagoa Nova, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente alega que já está ciente do problema e que vai fazer uma vistoria à rede de drenagem que desemboca na Lagoa origem.
Após a realização da fiscalização, será emitido um laudo técnico com o parecer do órgão, sugerindo as medidas a serem tomadas para evitar a mortandade dos peixes.
A Lagoa Origem, historicamente, tem problemas com poluição, que, apesar de sempre ser alertado sobre uma possível catástrofe o poder publico, nunca teve bons olhos para a situação e as tais das obras, nunca foram iniciadas quanto mais solucionadas.