Com a presença de várias autoridades do município, entre elas o atual prefeito e vereadores, ex-vereadores, ex-prefeitos, secretários municipais e populares foi realizada, com grande sucesso, a audiência pública que tratou da discussão sobre a adequação a lei federal de nº 12.696/12 e o papel do Conselho Tutelar de Lagoa Nova. O plenário da Câmara Municipal ficou totalmente tomado pelo público na noite desta quinta feira dia, 02 de abril. O evento foi aberto pelo presidente do conselho e conduzido por “George Luiz Instrutor da Infância e Juventude e integrante do Fórum Nacional de Conselhos Tutelares”. palestrante convidado
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar, cumprir e fazer cumprir os Direitos da Criança e Adolescente. Sua atuação abrange toda a área urbana e rural de Lagoa Nova. É composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade para mandato de três anos, sendo permitida uma recondução.
O presidente do conselheiro tutelar comentou sobre os problemas da função e falou da necessidade dos conselheiros serem mais valorizados no município, inclusive chegou a relatar que tem “funcionário recebendo mil reais da prefeitura para ficar acessando o FACEBOOK” enquanto que um conselheiro recebe um mísero salario. “Recebemos muitas críticas negativas quanto ao Conselho Tutelar”. Se vivenciarmos o que é mais esta vida dura vai entender que os resultados positivos são muito grandes. E que os problemas acontecem não por falhas dos conselheiros, mas devido à grande demanda que existe.