segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CRAIBEIRAS ENFEITAM SERTÃO NORDESTINO...

 
 Como passar imperceptível diante de tamanha beleza das Craibeiras? Não podemos. Elas enchem os nossos olhos com sua cor forte e suas pétalas que transformam o chão em tapete.

 Setembro é geralmente o mês que as Craibeiras começam florescer, ou seja, o mês que começa a esquentar na nossa região. Esquenta tanto que ela começa a se despir das vestes verdes, aparentemente mais calorosos, e se veste de amarelo vivo e leve.

 A sabedoria popular diz que “aonde nasce Craibeira, tem um olho d’água” ou “quando as craibeiras florescem bastante, significa que o próximo ano será bom de inverno”.

A craibeira, da família das Bignoniaceae é árvore nativa do Brasil, com altura de 12 à 20 m de ocorrência notável no Semiárido. Tem casca grossa com tronco tortuoso de 30 à 40 cm de diâmetro . Na Caatinga ocorre em terrenos localizados nos vales de rios e riachos. É uma árvore ornamental cuja madeira é utilizada na construção civil e na confecção de artigos esportivos, móveis, réguas flexíveis, peças curvadas etc. Possui flores amarelo-ouro com inflorescência em panícula terminal, que por sua exuberância, atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores. Pelo seu porte e beleza é muito usada em arborização urbana. Quando floresce no mês de setembro, apresenta-se desnudada de folhas proporcionando, dentro da paisagem da caatinga muita beleza.