O Município de Lagoa Nova sofre com uma sequência de perturbações políticas, sociais e econômica, todas causadas pela falta de ações sensatas. Daí é justo dizer que o povo lagoa novense ainda é politicamente imaturo, pelo fato de não conseguir se defender dessas mazelas, que é uma grande ameaça à democracia.
Fica claro que a democracia é um processo muito lento, visto que alguns de seus representantes, quando eleitos, sabem encontrar mil maneiras de burlar a responsabilidade assumida com seus eleitores, visando apenas seus interesses.
Verifica-se que para a defesa dessa falsa prática da democracia, o povo precisa educar-se e aumentar sua capacidade crítica e questionadora, a fim de se livrar das decepções e das falsas esperanças tantas vezes oferecidas. Pois, agora, sob tantos fatos inconcebíveis, é que se fazem necessário o povo ficar mais vigilante e buscar maiores conhecimentos políticos sociais e econômicos, visto que a democracia estará sempre a mercê de políticos demagogos, que não valorizam seus compromissos para o bem-estar público.
Fica claro que a demagogia faz parte do cotidiano da falsa liderança, que usa desse artifício em eleições, através de promessas mirabolantes, que não são cumpridas, deixando o eleitor decepcionado e descrente com a política, que não deixa de ser uma ameaça para a democracia. Logo, é necessário que o povo unido, através das forças políticas que se predispõe, lute contra as promessas demagógicas, expurgando essa forma maléfica de enganar.
O político que utiliza a demagogia faz suas promessas com discursos de que ele tem nas mãos todas as saídas para os desmantelo do capitalismo selvagem e neoliberal. Sua didática é simples e infalível. O eleitor o vê como o salvador dos seus problemas e passa a ser persuadido com as falsas promessas, que correspondem exatamente às aspirações do povo, mas que são impossíveis de realizar.
É preciso que o eleitor Lagoa novense observe os candidatos e, assim, mensure aquela que busca os interesses da coletividade e, principalmente, a realização de seus compromissos e objetivos, dentro de uma perspectiva orçamentária suportável.
Com isso, senhor e senhora eleitor, você se habituará a distinguir o verdadeiro do falso, ficando livre daqueles que usaram das falsas promessas, na última eleição, que nunca saíram de seus discursos demagógicos de campanha… Abra os olhos!!! Assim como existem os falsos profetas, existem os falsos políticos, que usam da demagogia para alcançar seus intentos… e Lagoa nova já vem pagando muito caro por isso. Vamos dar um basta nessa desgraça.