quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

FLAMENGO X VASCO: SÓ UM VAI SAMBAR

Agora à tarde, a apuração das notas na Praça da Apoteose encerrará o Carnaval, abrindo espaço para a volta da outra grande paixão carioca com o clássico entre as duas maiores torcidas da cidade. Flamengo e Vasco decidem às 22h, no Engenhão, uma vaga na final da Taça Guanabara. Um empate no tempo normal levará à disputa de pênaltis, sem prorrogação.
Ronaldinho e Wagner Love: esperança de gol sno Fla no clássico contra Vasco
Será a primeira decisão do Flamengo após os retornos do técnico Joel Santana e do atacante Vágner Love ao clube, mas o rubro-negro entra em campo para defender invencibilidades mais antigas. Já faz quase dois anos que o Flamengo não perde um clássico (a última vez foi para o Fluminense em 2010). Contra o Vasco, a escrita é ainda mais antiga, e vem desde março de 2009.
— Isto é bom, mas não entra em campo. A invencibilidade não vai durar muitos anos. Espero que a gente consiga vencer amanhã. É um clássico importante, e todo jogador gosta de partidas assim. O carnaval já acabou, agora é hora da responsabilidade — decretou Vágner Love, um dos vários jogadores, das duas equipes, que estiveram presentes em camarotes da Marquês de Sapucaí.
Joel fecha treino e esconde a escalação
Flamengo e Vasco tiveram preparações levemente diferentes para a partida. Se o time vascaíno treinou de manhã cedo nesta terça-feira, o rubro-negro trabalhou apenas à tarde. Ao contrário do que aconteceu em São Januário, no Ninho do Urubu os jogadores treinaram muitas cobranças de pênalti, em clima descontraído. “Quero ver fazer igual no Engenhão, com 40 mil pessoas”, gritou Ronaldinho Gaúcho depois de o lateral Júnior César acertar uma cobrança com categoria. O volante Willians foi eleito alvo das piadas de Felipe. “Se os pênaltis chegarem no Willians, a gente está perdido”, brincou o goleiro, enquanto o camisa 8 esperava sua vez de cobrar. “O Willians está esperando todo mundo ir embora para bater”, continuou Felipe. Quando chegou sua vez, Willians acertou duas cobranças mas arrancou risadas ao mandar o terceiro chute por cima do gol.
Antes de bater pênaltis, o time rubro-negro treinou durante mais de uma hora com portões fechados, sem a presença dos jornalistas. Joel Santana admitiu ter uma dúvida na escalação. O trio de ataque pode ser desfeito para dar lugar a um meio-campo mais povoado. Neste caso, Deivid seria o sacrificado.
— Treinamos duas formações, vamos conversar na concentração para decidir. Queria ver como o time se comportava das duas maneiras. Não tivemos tempo de treinar. Um treino de 25, 30 minutos é pouco para organizar uma equipe, mas pelo menos não crio uma surpresa para os jogadores na hora da preleção — afirmou o treinador.
O único desfalque o Flamengo é o zagueiro David Braz, suspenso pelo terceiro cartão amarelo e que deverá se substituído por Gustavo. Joel voltou a mostrar contrariedade com o calendário.
— Não quero reclamar, mas não podia ter o jogo na Quarta-feira de Cinzas. É a maior festa do país, isso tem que ser respeitado, não tem tempo de treinar, nada. Mas que podemos fazer? Vamos jogar como manda o figurino, os jogadores estarão prontos.
Vasco x Flamengo
Local: Engenhão
Horário: 22h
Juiz: Luiz Antônio Silva Santos
Vasco: Fernando Prass, Fágner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Eduardo Costa, Fellipe Bastos (William Barbio) e Juninho Pernambucano; Diego Souza e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges.
Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, Gustavo e Júnior César; Aírton, Willians e Renato; Deivid (Luiz Antônio ou Bottinelli), Vágner Love e Ronaldinho. Técnico: Joel Santana