Antes que algum mal intencionado venha dizer que estou fazendo campanha para os bolsistas (cabo eleitoral) perderem seus empregos, vou logo dizendo que não, só estou querendo dizer que essas pessoas poderiam estar recebendo um melhor salario e com todos os direitos de um trabalhador. Por que a prefeitura não faz um concurso publico (sério) pra efetivar os trabalhadores destas vagas.
A prefeitura municipal de Lagoa Nova no seridó, interior do Rio Grande do Norte esta realizando a contratação de pelo menos uns 50 bolsistas para trabalhar como (cabos eleitorais) em diferentes áreas do município. Muitos dos bolsistas (cabo eleitoral) contratado pelo prefeito Erivan das obras inacabadas estão recebendo menos de um salário mínimo.
Segundo uma dessa pessoas que foram contratadas me falou o seguinte; tenho que aproveitar essa oferta de ganhar dinheiro, pois sei que isso só vai valer a té o més de setembro, como de custumes dos que estão na frente do poder municipal.
Em ano eleitoral vale tudo.
Os Direitos do Trabalho Garantem benefícios ao Trabalhador
Em primeiro lugar, todo e qualquer trabalhador tem o direito de receber sua carteira de trabalho assinada, desde seu primeiro dia de serviço. Todos os empregos/funcionários precisam dar repouso semanal remunerado, e também é obrigatoriamente entregar o salário do trabalhador até o 5º dia útil de cada mês? Isso é um direito do trabalhador, que garante o direito do trabalho.
Quais são os Direitos do Trabalhador pela CLT?
Assim como qualquer direito, os trabalhadores têm seus direitos garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Alguns pontos foram modificados por legislações específicas ou alterações na própria CLT. Conheça agora os principais direitos do trabalho e veja abaixo uma lista com descrição detalhada de algumas situações específicas.
Principais Direitos do Trabalhador:
- Carteira de trabalho assinada desde o primeiro dia de serviço;
- Exames médicos de admissão e demissão;
- Salário pago até o 5º dia útil do mês;
- Repouso semanal remunerado (1 folga por semana);
- Primeira parcela do 13º salário paga até 30 de novembro;
- Segunda parcela até 20 de dezembro;
- Férias de 30 dias com acréscimo de 1/3 do salário;
- Licença maternidade de 120 dias, com garantia de emprego até 5 meses depois do parto;
- Licença paternidade de 5 dias corridos;
- FGTS: depósito de 8% do salário em conta bancária a favor do empregado;
- Horas-extras pagas com acréscimo de 50% do valor da hora normal;
- Garantia de 12 meses em casos de acidente;
- Adicional noturno para quem trabalha de 20% de 22 às 5 horas;
- Faltas ao trabalho nos casos de casamento (3 dias), doação de sangue (1 dia/ano), alistamento eleitoral (2 dias), morte de parente próximo (2 dias), testemunho na Justiça do Trabalho (no dia), doença comprovada por atestado médico;
- Aviso prévio de 30 dias, em caso de demissão;
- Seguro-desemprego;
- E outros direitos do trabalho.
