segunda-feira, 11 de março de 2013

LAGOA NOVA: UMA ARMADILHA ESTÁ SENDO PLANTADA NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

Bomba Da Economia Fotografia de Stock - Imagem: 6712462Uma armadilha está sendo plantada no coração da administração pública municipal de Lagoa Nova. O objetivo é fazê-la explodir mais tarde nas mãos do atual prefeito. Do que estou falando? Estou falando do inchaço da máquina pública promovido pelos que se dizem “donos dos votos”.



Entrincheirados em algumas das principais secretarias – entre elas saúde e educação, eles estão transformando esses órgãos em verdadeiros cabos de guerra. Em zonas de combate. A ideia é fortalecer o grupo dos que só pensam na eleição futura. Nem que para isso tenham que fazer festa com o chapéu alheio. Nem que para isso tenham que estender a mão a os agiotas de plantão que vem songando o erário público a muitos anos

Há notícias de que já existem mais de duzentas pessoas contratadas na nova gestão. Segundo relatos de pessoas entendidas no assunto, muitos desses funcionários não têm qualificação necessária para os cargos que ocupam. Ficam, na maioria das vezes, acotovelando-se pelos corredores de hospital, colégios e secretarias sem saber o que fazer. Na zona rural, há coisa também está mal: há mais vigias nas escolas do que alunos. Algumas têm até cinco vigilantes.

No fundo, o que essa gente está fazendo é apenas repetir velhas práticas clientelistas típicas do tempo em que se distribuíam terras públicas indiscriminadamente para satisfazer aliados, do tempo em que os professores ficavam vários meses sem receber, do tempo, enfim, em que não havia nenhum controle sobre a atividade administrativa. E o que é pior: sempre deixando o prejuízo político para a nova gestão.

Eis a prova concreta de que o grupo do “político ultrapassado” não evoluiu. Daí a tentativa de implantar um administração paralelo, com todas as marcas populistas que fizeram a fama “do grande líder”, mas que deixaram o município quebrado e o povo ainda mais pobre. Esse tipo de comportamento não cabe mais nos dias de hoje. Nem a população está disposta a pagar a conta pela irresponsabilidade de uns poucos.

Está na hora de dar um basta nessa situação. Uma coisa é aliança política; outra é traição. Uma coisa é trabalhar em parceria; outra é boicotar quem está querendo fazer alguma coisa pelo povo. É preciso, portanto, estabelecer limites; mostrar quem é quem no jogo. Quem tem o poder de decidir e quem está para cumprir ordens. Caso contrário, esse terreno minado em que está se transformando a administração ainda pode explodir no colo de quem menos merece "o atual gestor".