domingo, 10 de novembro de 2013

ESTIAGEM FAZ RESSURGIR A VELHA CIDADE DE SÃO RAFAEL/ RN



Trinta anos depois, ruínas da antiga São Rafael reaparecem com estiagem
Olhos desavisados veem apenas ruínas em meio as águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves que contrastam com a paisagem seca e castigada. Mas poucos minutos de conversa com ex-moradores e logo todos os espaços da antiga São Rafael são habitados e,  milimetricamente, reconstruídos por lembranças. Em 1983, a cidade distante 216 quilômetros de Natal cedeu espaço para a construção do maior reservatório do Estado e a promessa de “progresso”. Cerca de 3,5 mil pessoas foram relocadas para a nova São Rafael, construída 3 quilômetros acima pelo Departamento Nacional de Obras conta as secas (Dnocs). 

Trinta anos depois e a pior estiagem nesse período, ruínas da “Atlântida do Sertão”, como ficou conhecida a cidade submersa, vem à tona ao passo em que as águas baixam.  Estruturas  que  permaneciam apenas na memória, como as cruzes e o muro do antigo cemitério, reaparecem e se somam ao que restou da torre da Igreja, que tombou em 2010, e demais escombros da cidade. O progresso, por sua vez, observa o historiador Djalmir Arcanjo “deve ter naufragado nas águas da barragem”.

O reservatório , que abastece 22 municípios do Baixo Açu, está com apenas 38% da capacidade máxima de 2,4 bilhões de metros cúbicos – 916,5 milhões de m3 – o mais baixo desde que foi criado, de acordo com dados da Semarh. 

Às margens da barragem,  restam os alicerces  da Estação de Trem que trafegava entre Assu, Mossoró e cidades vizinhas e do   Hotel São Rafael que derivou do alojamento militar. Além de escombros da Prefeitura, Posto de Saúde, duas escolas e Telern, os tanques de água que abasteciam à baldes as caixas d’água dos casarões e prédios públicos - sinal de status à época - também permanecem no local.

O piso da quadra de esportes, a praça e coreto onde aconteciam os festas e eventos sociais, preservam as tintas. “Aqui  aconteciam as festas tradicionais, como da padroeira Nossa Senhora da Conceição. A última, em 1981, entrou para a história dos são-rafaelenses com direito a música de despedida”, lembra a Maria da Conceição da Silva Teixeira, de 60 anos, conhecida como “Ceição de Dudu”.

Ela e o pai, o agricultor Antônio da Silva Teixeira, de 93 anos, retornaram a cidade velha após 30 anos. “É a primeira vez que desço até aqui”, disse. Enquanto aponta a localização exata sob as águas, o sertanejo relembra o dia em que deixaram para trás a casa número 33 na esquina da Rua Manoel Tomaz Pinheiro - a uma rua do leito do rio e a duas atrás da Igreja-matriz.

Magnus Nascimento Antônio da Silva, de 93 anos,retornou com a família após 30 anosAntônio da Silva, de 93 anos,retornou com a família após 30 anos

Os são-rafaelenses frisam que não tiveram escolha a não ser mudar para as novas casas, construídas pelo Dnocs, ou para longe dali. Em cima de paus de arara e dividindo a carroceria com móveis e alguns animais, as famílias eram transportadas. “Abandonamos a plantação e fomos jogados em taboleiro que não presta para plantar e vendemos os animais quase de graça, porque não tinha espaço nas novas casas. Ficou pior”, acrescenta Antônio Teixeira.

“Tinha que sair porque as casas seriam derrubadas. O caminhão chegou, colocamos tudo em cima, deixamos para trás nossa história”, lembra Conceição, com lágrimas nos olhos.


Não há como saber o número de famílias que deixou a cidade a partir da década de 1980. O ex-garimpeiro Isaías Leopoldino, de 72 anos, regressou somente em 2005 e vive em uma barraca à beira da barragem. “Viajei para São Paulo e outros estados para trabalhar na busca do ouro, aqui não tinha mais e continua sem ter  jeito”, diz ele em referência ao desemprego.

A agricultura e pecuária bovina e caprina foram “à força” substituídas pela pesca. A atividade algodoeira, a exploração de cheelita e mármore, os engenhos de cana de açúcar, casas de farinha, carnaubais  também sucumbiram a inundação.  Atualmente, a economia da cidade de 8,2 mil habitantes sobrevive da pesca e serviço público.

Fonte Tribuna do Norte.