sábado, 23 de agosto de 2014

DICURSO FURADO E DE OCASIÃO ...

Vou solucionar o problema da segurança. Como?
Vou garantir ensino público de qualidade. Como?
Vou assegurar ao cidadão acesso aos serviços de saúde pública. Como?

Essas três áreas, de importância vital para o cidadão que depende do serviço público, são as “armas” que os candidatos a governador do Rio Grande do Norte usam para cabalar votos.

Prometem, prometem, prometem… Porém, sem apresentar projeto concreto que possa transmitir um mínimo de confiabilidade. Discurso de ocasião, de palanque, para ser mais preciso.

Por que os candidatos não conseguem ser honestos? Por que não dizem, enquanto candidatos, que não terão condições de solucionar esses graves problemas em quatro anos de mandato? Por que não falam que esses problemas não têm solução em curto prazo e que o cidadão terá de sofrer um pouco mais para ver esses serviços funcionando de forma plena? Não seria honesto?  Seria, claro.

No entanto, eles só pensam em ganhar o voto de qualquer forma, inclusive vendendo falsos sonhos.

Vejamos:
A crise na segurança pública não tem solução em curto prazo. Nem é problema exclusivo do Estado do Rio Grande do Norte. Faz parte de um sistema falido nacional, com raízes em outras áreas, como educação, saúde e social, que acabam, com as suas deficiências históricas, afetando o cidadão e o deixando à margem da sociedade.

O que acontece hoje no Rio Grande do Norte, com a escalada da violência vitimando as pessoas como um todo, de bem e bandidos, é consequência do que não foi feito nas últimas décadas, e muito provavelmente continuará assim pelos próximos anos. A crise no setor não se resolve no estalar de dedos. Quem promete isso, está enganando ou tentando enganar o eleitor.

A saúde agoniza na UTI há pelo menos 20 anos. Basta fazer uma pesquisa nos arquivos de jornais para ver reportagens mostrando o caos nos principais hospitais públicos do Estado, com filas intermináveis, mulheres parindo nas calçadas, falta de médicos, remédios e de materiais básicos.

Para resolver esse problema, é preciso, além de um plano bem elaborado, tempo longo, para ser implantado. Apenas dizer que vai resolver é discurso flácido.

O mesmo se aplica na Educação, que, aliás, é uma das poucas áreas com pontos favoráveis. No atual governo, a Educação avançou, sob todos os aspectos. Isso é incontestável. Mesmo assim, ainda há muito a se fazer, e não é apenas com discurso de palanque que o ensino público de qualidade será consolidado.

Portanto, cuidado com o blablablá. Eles querem apenas o seu voto.

  Cesar Santos