Com validade de cinco anos, o novo equipamento substitui os extintores com um ano de validade, que já deixaram de ser produzidos. Além da maior durabilidade, a principal vantagem do novo extintor é o combate a princípios de incêndio.
Alerta aos motoristas:
Com validade de cinco anos, o novo equipamento substitui os extintores com um ano de validade, que já deixaram de ser produzidos e serão recolhidos pelos postos de combustíveis para reciclagem. Além da maior durabilidade, a principal vantagem do novo extintor é o combate de princípios de incêndio causados por com combustíveis sólidos, o que tende a tornar os carros mais seguros.
Em Mossoró, a procura pelos novos equipamentos tem crescido nos últimos dias, tendo em vista a proximidade com a data que a resolução passará a vigorar. O proprietário de uma loja que vende extintores na cidade, Eudes Machado Fernandes, disse que nos últimos dias registrou uma procura elevada pelo item e faz um alerta aos motoristas que ainda não fizeram a troca. “Aconselho os motoristas a procurarem comprar o novo extintor o quanto antes, pois o estoque é limitado e apesar de já termos feito um novo pedido à empresa que entrega os extintores, a previsão para entrega é no mês de maio, ou seja, a resolução já estará em vigor e quem não trocar está passível de multa. Para se ter uma ideia, nós estamos aguardando a entrega de um pedido que foi feito no mês de agosto. O processo é muito demorado, pois a indústria recebe muitos pedidos feitos pelas concessionárias e por isso acaba demorando para fazer a nossa entrega”, afirma o empresário. O mesmo também acontece com outras lojas que vendem o produto na cidade.
O preço médio do extintor ABC custa em torno de R$ 70,00. Os extintores veiculares em uso atualmente são capazes de apagar princípios de incêndio de classes B e C. A classe B é a dos combustíveis líquidos: óleo, gasolina, álcool e outros. E a classe C envolve os materiais elétricos energizados que no automóvel são exemplificados pela bateria do carro e fiação elétrica, além de outros dispositivos. Os extintores com pó ABC são mais eficientes do que os atuais equipamentos, uma vez que têm a capacidade de apagar princípio de incêndio também da classe A, que envolve materiais sólidos combustíveis, como revestimentos, estofamentos, pneus, painéis, tapetes, etc.
O supervisor da 2ª Circunscrição de Trânsito de Mossoró (2ª CIRETAN), Osnildo Morais, também alerta aos motoristas que ainda não fizeram a troca, principalmente os que pretendem viajar neste período de festas de final de ano. “A fiscalização já começa a partir do dia 1º de janeiro e o motorista que for flagrado no veículo que não possui o novo equipamento será multado”, salienta.
Os veículos que foram fabricados a partir da resolução do Contran já devem ter saído da concessionária com o novo extintor. “De qualquer forma, a orientação é que o motorista verifique se o veículo já possui o extintor ABC e faça a troca, se necessário”, acrescenta Osnildo.