José Rico apresentou complicações no coração e não resistiu a uma parada cardíaca causada por infarto do miocárdio. "Vamos rezar por este homem que tanta alegria nos deu. É impossível descrever nossa tristeza, estamos todos em estado de choque", diz a nota publicada na página da dupla no Facebook.
José Rico nasceu em 20 de junho de 1946 na cidade de Terra Rica, no Estado do Paraná. O cantor conheceu Milionário em 1970 e, no mesmo ano, formaram a dupla. Em 1973, gravaram o primeiro LP. Ao longo de 45 anos de carreira, a dupla gravou 29 álbuns e ficaram nacionalmente conhecidos pelas canções "Estrada da Vida", "Viva a Vida", "Sonhei com Você" e "Sonho de um Caminhoneiro".Nas últimas eleições, José Rico tentou se eleger deputado federal por Goiás, mas não teve sucesso.
Famosos repercutem morte
Rapidamente, vários artistas usaram suas contas de Instagram para lamentarem a morte de José Rico. O cantor e ator Rodrigo Andrade escreveu: "A música sertaneja está de luto hoje, acabamos de perder uma referência... Uma das duplas que mais escutei na vida, professores... Vai com Deus". Compositora de "A Majestade o Sabiá", imortalizada na voz de Jair Rodrigues - morto aos 75 anos em maio de 2014 -, Roberta Miranda também deixou suas condolências.
"Sonhei com você, Zé Rico. A música sertaneja perde não somente uma voz linda, como um ser humano maravilhoso. Me lembro que quando dei a música 'São Tantas Coisas' para ele gravar. Me respondeu: 'Zum, esta música vai ser sucesso na sua voz. Grave você'", recordou Roberta. Thiaguinho, que se casou há uma semana com Fernanda Souza, foi outro a lamentar o falecimento do sertanejo.
Alexandre Pires, Zezé Di Camargo e Michel Teló lamentam a morte do cantor
Ainda pelo Instagram, Alexandre Pires também comentou a morte do parceiro musical de Milionário. "Ele percorreu longas estradas nessa vida! Nos fez sorrir, chorar, sempre nos emocionando com suas interpretações magistrais. Quem me conhece sabe o quanto esse exímio intérprete me inspirou! O meu carinho e respeito ao eterno garganta de ouro do Brasil, que foi morar com Deus! A música brasileira está cada vez mais triste", legendou o artista.
Fernando Pires, irmão de Alexandre, escreveu: "Notícia triste demais! Perdemos o Garganta de ouro do Brasil, a maior referência e meu ídolo na música Sertaneja! O grande amigo Zé Rico! Meus sentimentos a toda família e ao parceiro Milionário!! Vai fazer muita falta, ainda mais nos dias de hoje, em que se ouve tanta coisa ruim e sem sentimento!! Você esta indo, mas o seu legado estará sempre com a gente! Vai com Deus".
Zezé Di Camargo , que já dividiu o palco com o músico em algumas ocasiões, lamentou a perda do amigo: "A sua voz e a sua música me fizeram sorrir a vida inteira. Hoje, infelizmente, você me fez chorar".
Recém chegado de viagem romântica pela Europa, na companhia da mulher, Thaís Fersoza, com quem trocou alianças em outubro passado, Michel Teló também deixou sua homenagem para José Rico: "Nessa longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar...". Zé Rico, a garganta de ouro vai deixar saudade! "...Deixou a certeza, de uma missão cumprida, Se transferiu dessa vida, Nos cobriu de saudades, e foi morar com Deus...". O sertanejo relembrou o momento em que se encontraram no programa "Bem Sertanejo" e postou um vídeo em sua conta do Instagram.