sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Por que beber aumenta a vontade de fumar?

Quem fuma sabe que uma das piores dificuldades na hora de largar o vício é qualquer evento social: encontrar amigos fumantes se torna um problema, assim como consumir qualquer tipo de bebida alcoólica – dá sempre aquela vontade de fumar. Com relação à bebida, vale frisar que há fumantes ocasionais, que só cedem ao cigarro nos finais de semana, quando saem com os amigos e fazem o quê? Bebem.
Um estudo recente, promovido por pesquisadores da Universidade do Missouri, tentou entender essa relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e um desejo maior de fumar. Ao que tudo indica, isso acontece porque o álcool é um depressor do sistema nervoso, o que nos deixa cansados e com sono. A nicotina, por outro lado, é estimulante.
Para chegar à conclusão de que, na verdade, o cigarro acende o que o álcool apaga, os pesquisadores estudaram respostas cerebrais em ratos que receberam doses de álcool e também de nicotina. O estudo focou em avaliar a área frontal do cérebro dos animais, relacionada aos reflexos, ao aprendizado e à atenção.
Ao final do experimento, ficou mais do que claro: a nicotina atua como uma supressora do sono, diminuindo o efeito depressor do álcool. Na conclusão do estudo, os pesquisadores afirmaram que agora é possível dizer que a nicotina atua não apenas como droga estimulante e recreativa, mas também como uma supressora do efeito depressivo do álcool – talvez por isso seja bacana, para quem quer parar de fumar, ficar um tempo sem beber também.
Fonte: Mega Curioso