quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

PT quer tornar Luciano Huck inelegível por ‘demonização da política’ no Faustão


Na representação contra a Rede Globo e os apresentadores Fausto Silva e Luciano Huck protocolada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta semana, o Partido dos Trabalhadores alega abuso de poder econômico e dos meios de comunicação, além de pedir que Huck seja considerado inelegível pela suposta infração. No documento, de 11 páginas, o partido argumenta que Luciano Huck teve um espaço em rede nacional para pavimentar sua pré-candidatura à presidência que nenhum outro pré-candidato teve.

O PT pede que a Globo e Faustão sejam punidos com o pagamento de multa por abuso de poder econômico e dos meios de comunicação. A legenda quer, ainda, que Luciano Huck, como supostamente foi beneficiário da conduta da emissora, seja declarado inelegível pelo TSE ou tenha um eventual registro de candidatura cassado pelos ministros da Justiça Eleitoral.

Segundo a representação, o que se viu no programa exibido no domingo foi “a demonização da atual política, dos políticos que a representam, dos pré-candidatos que ostensivamente já se apresentaram para a sociedade como postulantes ao cargo presidencial”. Além disso, o PT acusa a Globo e o apresentador Faustão a, de forma “subliminar”, exaltarem a pré-candidatura de Huck “como sendo algo de novo capaz de mudar a realidade vigente e trazer a ‘felicidade’ esperada pelo sofrido povo brasileiro”.
O partido reclama que a Globo abusa de uma concessão pública de televisão para dar um espaço à Luciano Huck que os demais pré-candidatos à presidência não terão em rede nacional. Segundo o deputado Paulo Pimenta e o senador Lindbergh Farias, que subscrevem a representação, a Globo e Faustão demonstraram uma “tentativa de interferência antecipada na lisura da igualdade da disputa presidencial que se avizinha”.
Os petistas  acusam a Rede Globo e Faustão de abuso de poder econômico e dos meios de comunicação, com o objetivo de beneficiar Luciano Huck. “Desta feita, a utilização das redes de televisão em que se promove uma candidatura presidencial a partir da desqualificação de tudo e todos que hoje ocupam espaço na política e nos cargos eletivos, configura, em tese, a prática de abuso dos meios de comunicação e de abuso de poder econômico pelos dois primeiros Representados, tendo como beneficiário, como dito, o pré-candidato Luciano Huck”, argumenta a legenda.

FONTE: Gazeta do Povo