segunda-feira, 27 de agosto de 2018

O número dos candidatos a presidente é o novo alvo das táticas de guerrilhas virtuais


número dos candidatos a presidente é o novo alvo das táticas de guerrilhas virtuais nesta campanha das eleições de 2018. Em tempos de fake news, agora é o número fake que assusta os presidenciáveis.
Nas últimas semanas, militantes do candidato Jair Bolsonaro (PSL) espalharam o número dele — 17 — em transmissões ao vivo de entrevistas com a adversária Marina Silva (Rede) no Facebook, associando o 17 à candidata. O comentário "Marina17" foi comum nas lives. Entretanto, o número da candidata é 18.
Integrantes da campanha da presidenciável recorreram ao Facebook para questionar a ação, informa o Estadão. Segundo especialista ouvido pelo jornal, Fernando Hideo, da PUC-SP, essa troca de número e candidato, com fins de manipulação, induz o eleitor ao erro e é ilegal.
Desde o início oficial da campanha , começaram a circular em grupos de WhatsApp diversas imagens de candidatos com o número de Bolsonaro. Além de Marina, há montagens com Geraldo Alckmin (PSDB) e Guilherme Boulos (PSol).

Qual é o número de seu candidato?

Para evitar cair em armadilhas, o HuffPost Brasil reuniu neste texto os números de todos os candidatos a presidente do Brasil.
O registro das 13 candidaturas à Presidência ainda não foi analisado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mas estes são os números dos partidos dos postulantes ao Planalto.
Segue a cola para os eleitores:
Alvaro Dias (Podemos): 19
Cabo Daciolo (Patriota): 51
Ciro Gomes (PDT): 12
Eymael (DC): 27
Geraldo Alckmin (PSDB): 45
Guilherme Boulos (PSol): 50
Henrique Meirelles (MDB): 15
Jair Bolsonaro (PSL): 17
João Amoêdo (Novo): 30
João Vicente Goulart (PPL): 54
Lula (PT): 13
Marina Silva (Rede): 18
Vera Lúcia (PSTU): 16