sábado, 1 de setembro de 2018

Eleições 2018: Lula não será candidato, decreta TSE


Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral decidiram nesta sexta-feira (31) rejeitar o registro de candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República nas eleições de outubro.
Lula cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em Curitiba, desde abril. Ainda assim, o Partido dos Trabalhadores (PT), defendendo a inocência do ex-chefe de Estado, decidiu registrá-lo como candidato no último dia 15, desencadeando fortes reações entre os opositores. 

Com base na Lei da Ficha Limpa, vários pedidos de impugnação foram enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de impedir a candidatura de Lula. Em votação realizada no TSE, a maioria dos ministros decidiu pela rejeição do registro. Até o momento, são 6 votos contra a candidatura e 1 a favor.
O relator do caso, o ministro Luís Roberto Barroso, votou pela pela não autorização da campanha de Lula. Ele afirmou que o PT deve substituir Lula dentro de 10 dias e também determinou que o ex-presidente não poderá ser parte de atos de campanha e ser incluído no horário eleitoral.
Já Edson Fachin votou pela presença de Lula na corrida eleitoral deste ano. O ministro utilizou a decisão da ONU sobre o ex-presidente para fundamentar seu voto. 
Os ministros Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira e Rosa Weber votaram pela não admissibilidade da presença de Lula nas eleições. 
Com a impossibilidade legal de Lula concorrer, o cenário mais provável é que o PT escolha o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad para assumir a chapa presidencial. Manuela D'Ávila (PCdoB) deverá ser a vice de Haddad.
Fonte: Jornal Estadão