Quantos candidatos a prefeito os Lagoanovenses terão em 04 de outubro de 2020? Resposta muito difícil de se responder. A julgar ou dá ouvido aos alaridos que ecoam pelas esquinas, botecos, vielas, bancos de praças e, em especial, nas redes sociais, serão muitos. São apenas dois degraus para se chegar até o hall de entrada do Palácio Serrano – sede do governo municipal.
No entanto, para se chegar até a estes dois degraus existe um longo e tortuoso caminho a ser trilhado. E não é uma trilha para amador, mesmo que por vezes o acaso e fatores momentâneos, típicos da política possam levar amadores até a Casa grande. Outra pergunta que não quer calar e se repete muito nos espaços das discussões políticas onde quer que elas ocorram: A eleição do “novo” Luciano Santos, em 2016, suscitou a aposentadoria da velha guarda do cenário político do “do compadre”? Erivan Costa e seus chegados? Caso não, que peso terão nesta nova paisagem política que se desenha à luz das mais inovadoras tecnologias de comunicação, como Facebook, WhatsApp, Instagram, twitter, etc e tal? Caso quem de fora do jogo, quem serão seus pupilos? Brotarão outros nomes deste fértil solo político que não os ungidos pelos velhos caciques? Se sim, quem seriam? Vamos aqui fazer alguns exercícios de adivinhações!
Vamos começar pelo atual alcaide, Luciano Santos. O atual gestor municipal é, teoricamente, candidato nato, razão pela qual não se pode fazer nenhum exercício de adivinhação política para o futuro sem colocá-lo no meio do baralho. Santos, assim como a maioria dos que estão à frente de cargos público tem o desgaste natural que o cargo impõe, em razão de vários fatores, porém não é incomum vermos gestores com alto índice de aceitação popular. Em detrimento destes fatores, Luciano Santos tem um estilo próprio e peculiar, porém pouco “político” de exercer seu mandato. Caso decida de fato pleitear a reeleição, precisará dá passos largos no campo da política, da imagem pública, das relações intersociais, entre outras coisas, para de fato viabilizar com consistência sua reeleição e, principalmente, consolidar um grupo para “chamar de seu”. E para fazer esta omelete ter sabor de vitória, terá que quebrar muitos ovos. E destes, muitos estarão podres, o que causará um odor muito desagradável no ambiente.
Em resumo: terá que ter muita, mais muita habilidade política para cair na graça do povo de novo. Veremos! Voltemos às origens! Erivan de Souza Costa, poderá, disputará sua quinta eleição ou optará por sua “aposentadoria”? Pessoas próximas, membros da família e o próprio já disseram para alguns interlocutores que o ex-prefeito realmente não pretende estar no páreo nas eleições municipais de 2020; por outro lado, alguns dizem que ele não tem pressa e no momento conveniente fará rufá os tambores, e os seguidores de sempre cairão na dança com ele com o fervor de sempre.
Mas digamos que ele de fato anuncie sua “aposentadoria” política, ele ficará quieto na varanda de sua casa vendo a banda passar cantando os enredos que ele conhece de cor e salteado? Duvido “deódó”. Com Erivan Costa ou sem Erivan Costa, os Costa, com certeza não cairão de fora da festa política. Se farão presentes como sempre ou apoiando um nome de consenso no grupo ou apresentando um nome da família. E quem seria?
Bem, teorias conspiratórias é o que não faltam. Se é real ou puro delírio de alguns é outra história. Vamos começar pela mais esdrúxula! Caso o Erivan Costa não seja candidato, dizem, que o Filho, candidato derrotado na última eleição, estaria de prontidão para visitar casa por casa em busca do voto lagoanovenses. Sem maiores comentários. Na página seguinte dos cronistas da vida política lagoanovenses citam o nome do ex-secretário Hélio Costa e que é irmão do Erivan Costa. Outros nomes tentam ganha espaço na mídia, mas os resultados todo já sabem. Ainda alimentando o imaginário e divagando com as hipóteses das férteis mentes dos cronistas que estão constantemente de plantão nos espaços já citados, mas em especial nos botecos da cidade, é aventado vez por outra o nome de fulano ou beltrano. Pois bem, com certeza podem aparecer outros nomes, o tempo dirá, mas no momento estes são os principais nomes que estão na boca do povo. Até as convenções, em agosto de 2020, todo este cenário que hoje vemos poderá estar completamente mudado, mas é certo que muitos dos atores citados em redes sócias estarão em cena ou sentados à mesa do jogo.
Mas vamos ao resumo da ópera. Luciano Santos está sentado no trono do Palácio Serrano, ou a Casa grande, como outros chamam, com o cetro na mão e a coroa na cabeça. Seu reinado tem dia e hora marcados para acabar. Se vai acabar melancolicamente ou radiantemente jubiloso, cabe a ele e tão somente a ele. Continuar à frente do reinado da prefeitura, também cabe e depende tão somente e exclusivamente dele. O bom gestor, o exímio administrador sempre tem e sempre terá o respeito e a aclamação popular. O hábil e competente político não perde eleição, e muito menos reeleição. O povo sempre estará ao seu lado, simples assim. Então meus caros pré-candidatos, viva 2020, porque 2019 vai passar como um raio!