quinta-feira, 7 de julho de 2011

OONDA DE ASSALTOS E ROUBOS ATERRORIZA OS LAGOA NOVENSES.

        ADMINISTRAÇÃO "DE LAGOA NOVA" 2 ERROS CAPITAIS



Como tenho afirmado em outras postagens, os maiores opositores e inimigos da atual administração de Lagoa Nova, estão habitando o Palácio Serrano e transferindo para essa mesma administração - vícios e desacertos - que são incapazes de, pelo menos, minimizá-los.


De forma sintética vou discorrer sobre os dois grandes erros capitais cometidos de forma amadora, primária e "acadêmica", pelos que fazem (ou desfazem) a administração "Erivan Costa!?". 

O PRIMEIRO GRANDE ERRO CAPITAL

O primeiro grande erro capital foi o de não terem o entendimento de que as instituições - governos - representam o esforço mais vigoroso da mente humana, objetivando racionalizar as ações do homem em favor da coletividade e ao, mesmo tempo, equacionar os conflitos de interesses surgidos na convivência social.

As instituições se formalizam no alicerço de sustentação de toda uma sociedade. Da forma de atuação das mesmas, e de sua natureza estrutural, depende o grau de conflito ou harmonia dentro de uma sociedade.

A essência do Estado Moderno está respaldado na existência de instituições que servem ao cidadão, com eficiência, transparência e agilidade, e que, acima de tudo, ajam em nome dos interesses da maioria, sem contudo esmagar os indivíduos.

O desenvolvimento institucional significa o esforço contínuo e racional de melhorar a atuação desses órgãos em favor da coletividade.

O SEGUNDO GRANDE ERRO CAPITAL

O segundo grande erro capital, é não terem procedido - ao logo de 7 anos de gestão - uma ampla e moderna reforma administrativa, organizacional e estrutural.

É sabido que o atual modelo de gestão é plano antigo da administração do hoje prefeito Erivan Costa, que tinha outros objetivos, metas e interesses e que tal modelo foi idealizado, elaborado e delineado a -  “mando e forma" - de pessoas totalmente sem capacidade administrativa, objetivando o seu total controle, execução, acompanhamento, avaliação e principalmente sempre pensando em seu retorno  político.

Dentro do que planejou o atual prefeito Erivan Costa, ao lado  de uma corja de pessoas que não tem noção do que seja administração publica. É verdade que o modelo atual, traçado a régua e compasso, como explicito acima, era e é, extremamente burocrático, centralizador, antiquado, ultrapassado e estabelecido para ser coordenado, executado e acompanhado por uma pessoa só, no caso, o prefeito.
O grande e capital erro da administração de Erivan, foi  manter o arcaico e pesado modelo de gestão, sem encontrar um substituto ou alternativas, que o pudesse tocar com pulso, habilidade, determinação e competência.


O QUE FAZER?

O tempo que resta a atual administração é curto, mais é necessário  e urgente (até em contribuição a futuras administrações) que se  proceda um minucioso estudo técnico e estrutural, no sentido de adequá-la a um modelo mais enxuto, ágil, racional, prático e funcional, com vista a uma melhor sintonia entre os gestores, a população e a administração central.

O planejamento, entendido como o exercício sistemático da antecipação, é condição obrigatório e fundamental para se buscar a modernização administrativa.

Diferentemente da visão da atual administração, a ideia é não ter apenas um prefeito gerenciador de recursos, mais uma administração impulsionadora do desenvolvimento da cidade, articuladora das forças sociais e da participação efetiva de todos.

Trata-se, portanto, de incorporar à cultura institucional o planejamento estratégico e descentralizado, voltado para a inclusão do conjunto da sociedade no processo de decisões a curto, médio e longo prazo.

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

Acho que está na hora do chefe de gabinete ( que nem sei quem é e penso que a grande maioria dos Lagoa novenses também) , puxar para si à responsabilidade  de coordenar uma reestruturação do modelo administrativo, financeiro e de gestão, que venha dá condições, tranquilidade e agilidade à o senhor prefeito e a futuras administrações, para que se possa buscar a melhoria de Lagoa Nova, bem como o bem-estar da população.


ONDA DE ASSALTOS E ROUBOS ATERRORIZA OS LAGOA NOVENSES.
Manchete quase que diária nas páginas e noticiosos policiais  dão conta dos inúmeros acontecimentos que deixam a população perplexa com tanta violência sem precedentes. 
São assaltos, roubos, drogas, acidentes fatais. A segurança carece de ação, a policia já não consegue vencer os bandidos. É preciso uma urgente discussão da sociedade que assiste tudo com medo. A nossa Lagoa Nova já não é mais a mesma, a tranquilidade esta indo embora aos poucos, o povo já não sabe quem é sua gente...
Quando há bem pouco tempo a policia agia com as blitz, tentando descobrir os meliantes, abordando suspeitos  muita gente reagiu contra. E agora? 
Como conter essa celeuma que faz vitimas os nossos irmãos, vizinhos e amigos. Até parece que não vai acontecer com a gente, mas, um dia chega a vez. E é isso que tememos. Vivemos assustados e acoados diante de tanta violência.
Não podemos continuar assistindo tudo como se tudo fosse normal. Que tal fazermos uma reflexão profunda de todo esse quadro. 
Vamos apelar pela paz, vamos rogar a Deus que nos der forças para tocar nos corações desses jovens que enveredam nesse túnel escuro. Que as famílias cuide melhor dos seus filhos. Que nossas autoridades ajude-nos encontrar uma saída para tanta desordem, violência que assola nossa terrinha... Esse é o meu apelo para que façamos uma corrente de fé em nome da paz e do amor entre os homens.
 Estamos estarrecidos com este cenário, e tristeza ao mesmo tempo. 


QUEM NUCA ERROU A TIRE A PRIMEIRA PEDRA.

#Desde que me entendo como gente, que sei de tudo que se passa nos bastidores de uma Prefeitura e Câmara Municipal quando um Prefeito que aprovar um projeto de seu interesse. Ele passa por cima de tudo e de todos, também pudera, ele tem o puder de decidir como deve-se encaminhar as coisas. Ninguém em sua sã consciência é tão ingênuo assim, que acreditaria em milagres por parte do Palácio Serrano depois de muito desgaste por parte desta administração. Se querem ser independentes como pregam por ai, entreguem os cargos que mantém dentro da administração.Uma ave bem situada na administração de Erivan Costa me disse que os vereadores: Joquinha, Célia Maria e Teófanes Primo estão usurpando tudo e um pouco mais das tetas da nossa velha e sofrida prefeitura, e a inda me adiantou que o prefeito é refém sim desses três vereadores que de bestam não tem é nada, e continuo dizendo que o prefeito quando os recebem no seu escritório chegava a se benzer.O que este Blogueiro não aceita, é a hipocrisia como resposta. Agora, esta prática do toma lá da cá é mais do que normal dentro de uma administração pública. Te dou uns cargos e tu me apoia. Sempre foi, é e será esta a regra do jogo. Na administração Genilsom Pinheiro era assim, na administração Seu Chicó era assim, na administração Geraldo Dantas era assim. Por quê na desadministração de Erivan Costa tinha que ser diferente? Menos meninos, menos.