O Metrópole Digital encerrou, no último domingo (4), as inscrições para o processo seletivo de sua segunda turma do curso de Tecnologia da Informação. Ao todo, 13.421 jovens se inscreveram para disputar as 880 vagas disponíveis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição que implantou com sucesso o projeto idealizado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB).
Segundo o ex-reitor da UFRN, Ivonildo Rego, atual diretor do Instituto Metrópole Digital, a quantidade de candidatos é quase o dobro do que foi registrado para a primeira turma, quando cerca de 7 mil estudantes se candidataram as vagas. A grande procura dos jovens pelo curso surpreendeu a Universidade.
“Superamos a expectativa inicial, que eram de 10 mil inscrições. O projeto foi se tornando importante, esse crescimento era natural. Agora, com dois anos de existência, já estamos buscando a sua ampliação”, disse Ivonildo sobre o Metrópole Digital.
Apenas Rogério Marinho já destinou mais de R$ 40 milhões para o projeto, que é voltado para alunos de 14 a 18 anos, que tenham concluído o ensino fundamental. Todos são capacitados na produção de software e hardware, podendo ingressar “em um dos mercados de trabalho que mais cresce em todo o mundo”, diz o parlamentar.
Para a turma de 2012, o Instituto Metrópole Digital já prepara mudanças na estrutura do curso que. “Estamos trabalhando na introdução de novos módulos de formação, como empreendedorismo, e também na implantação de uma carga horária maior”, finalizou Ivonildo Rego.