segunda-feira, 28 de novembro de 2011

BAIXA VERDE- LAGOA NOVA: Fábrica de polpa nunca foi utilizada


Planejada para incentivar produção e industrialização de frutas, estruturada e inaugurada a poucos anos, está abandonada, e servindo a penas a um cidadão que se acha o dono da associação.
Baixa verde- é uma comunidade localizada na zona rural de  Lagoa Nova, distante da sede do município a penas três quilômetros), o abandono tomou conta do que seria a esperança de diversificar a produção agrícola e melhorar a renda de pequenos produtores daquela região. Batizada de ''Fábrica de Polpa de Frutas'', a obra construída com recursos municipais, estaduais e federais - como expõe a placa de inauguração, começou a ser planejada no final da década de 2010 para incentivar a produção e industrialização de polpa de  frutas.
A estrutura foi construída e entregue para a Associação de Pequenos Produtores Rurais de baixa verde, atualmente inativa. Conforme o agricultor (que estamos preservando o nome),que é um dos associados da entidade: a ideia era programar o plantio de maracujá para ser despolpado, o que garantiria melhores condições de comercialização além de ser um sonho antigo daqueles produtores rurais. Acrescentando que:
''Quando a fábrica ficou pronta para funcionar, começaram as burocracias por parte de um cidadão que se diz dona da referida associação naquela localidade já mencionada, pois um associado foi procurar o referido quase “dono”, para fazer despolpamento da sua produção, e o referido “dono” teria exigido uma porcentagem de trinta por cento da produção do agricultor, que segundo ele seria inviável” relata. Também acrescentou que o “quase dono” da associação esta utilizando irregularmente a área pertencente associação para fazer plantio de maracujá particular, usando as estruturas da associação como água e o próprio terreno da referida associação.
Em visita ao local, uma pessoa de nossa equipe do LN é noticia, constatou a denuncia e o desperdício dos recursos investidos  no grande galpão que é totalmente equipado, inclusive com estrutura de iluminação e hidráulica, câmara fria (está queimada mesmo sem uso) com várias máquinas para extração de polpa de frutas que nunca foram utilizadas.
A falta de planejamento transformou a esperança em difícil realidade. ''Muitos pequenos proprietários mantêm os sítios, mas estão desestimulados para manterem o plantio de frutas, preferem trabalhar na cidade ou outras localidades. Outros já estão querendo vender as propriedades para loteadoras de chácaras de lazer. ''
Segundo um dos entendidos da prefeitura, afirmou que: a fábrica está inativa porque os agricultores não conseguiram manter o projeto de maneira autossustentável. ''A prefeitura não pode colocar funcionários para fazer suco'', questiona.
Ele não soube precisar quanto foi investido na fábrica, mas ressaltou que a administração municipal vai procura se inteira da situação junto a os interessados na extração de polpa de frutas. ''Vamos procura ver essa questão com bons olhos e fazer com quer os produtores se organizar e tocar a fábrica em parceria com alguém do ramo.
DO BLOG: aqui em Lagoa Nova sempre foi assim; muitos presidentes de associação se acham no direito de ser o dono da associação, primeiro porque muitos deles fazem a doação do referido terreno, onde esta construída o prédio da associação, ai da nisso, e aja elefantes brancos na nossa serra de Santa. Lagoa Nova parece terra de ninguém!