segunda-feira, 4 de março de 2013

LAGOA NOVA: TRAGETORIA POLITICA DE "ERIVAN COSTA'



No ano de 1982 entra para a politica o jovem Erivan de Souza Costa, a convite do então Prefeito Francisco Jeronimo de Medeiros o “seu chicó” (im memoria) para ser candidato a Prefeito pelo PDS tendo como adversários; Geraldo Dantas (im memoria) também do PDS, vereador Antônio Cândido de Macedo (Bitonho) pelo MDB e Antônio Machado Guimarães ( Toinho Machado) também do MDB partido de oposição.

Um fato curioso nessa eleição de 1982 é que os vices prefeito de Erivan Costa e de Geraldo Dantas, Josué Victor e Evilásio Victor ( vava) eram irmãos.

Já os dois candidatos da oposição Bitonho e toinho Machado disputaram a eleição como um único nome de vice, o líder político do Povoado Manoel Domingos Ivamar Domingos. 

Erivan Costa saiu vitorioso teve  630 votos já Geraldo Dantas teve 600 votos o vereador Bitonho teve quase oito centos votos e o também vereador Toinho Machado obteve menos de 200 votos, Erivan Costa teve uma maioria de 30 votos sobre o seu principal concorrente Geraldo Dantas, coisa já mais vista neste município, durante seu governo Erivan Costa não fez uma boa Administração e termina seu mandato com um índice de desaprovação altíssimo, mesmo assim em 1988 Erivan Costa sobre grande pressão popular convoca o Genilson Pinheiro para ser candidato pelo já PFL, e a chapa é formada Genilson tendo como vice Neto Pelógio. A Chapa da Oposição e formada  Geraldo Dantas e Paulo Lélio, Genílson ganha com uma diferença de 28 votos.

Genilson Borges faz uma boa administração e tem dificuldade para candidata Erivan Costa novamente, ouvia-se a possibilidade de um rompimento já naquela época entre Erivan e Genílson,  Mesmo Assim Genílson e Erivan não Rompem e Erivan sai candidato novamente pelo PFL, a chapa Erivan e Seu Chicò Ganhas as eleições, maioria de Erivan para Geraldo Dantas e Marizete foi de apenas 06 votos.

No ano de 1996 Erivan Costa lança Marizete Victor – PMN para ser a sua candidata à prefeita e tendo como vice Genílson Pinheiro PFL e saem derrotados das urnas por uma maioria de 215 pro Geraldo Dantas e Paulo Vandi.

Nas eleições do ano de 2000, uma das campanha mais emocionante da história politica de Lagoa Nova, Erivan Costa é candidato novamente e tendo como companheiro de chapa o vereador Cortez Assunção e enfrentaram a boa administração e a reeleição do prefeito Geraldo Dantas e Paulo Vandi. Perderam por 38 votos.

Em 2004 Erivan Costa é mais uma vez candidato e, dessa vez contando a seu favor com a fragilizada administração de Geraldo Dantas e o seu candidato com um alto índice de rejeição popular, e ainda por cima sendo de uma cidade vizinha e por esses motivos os eleitores não aceitaram essa candidatura imposta pelo o atual prefeito. E Erivan Costa, que não tinha nado a ver com isso, Mostra sua força e sua liderança e despacha ambos. Com uma maioria de 1635 votos, maioria nunca vista a te então em Lagoa Nova. Mais uma vez Erivan Costa mostrar força e se confirma como maior Líder Politico de Lagoa Nova.

Erivan Costa vai pra reeleição em 2008, e dessa vez enfrenta o seu ex-aliado Genílson Borges (PTB) e Erivan Costa (PSB) mais uma vez sai vitorioso nas urnas com pouco mais de 1100 votos de maioria.

Para as eleições de 2012 Erivan Costa já tinha um nome sendo preparado para enfrentar a candidatura oposicionista local e Erivan começa a articular o nome de João Maria. No dia 24 de Junho de 2012 Erivan compre o prometido e lança João Maria como candidato do seu sistema, enquanto as oposições se digladiavam para ver quem seria o candidato escolhido para ser derrotado nas urnas mais uma vez por Erivan Costa.

As oposições enfraquecidas e divididas lançam no último dia o nome do vereador Luciano PMDB e tendo como vice Genílson Borges PTB.

Erivan Costa toma conta da campanha e o apoio irrestrito e definitivamente a candidatura de João Maria DEM, no dia 7 de outubro 2012 foi realizada as eleições ao terminar de abrir as Urnas se confirmam mais uma vez a grande força politica de Erivan Costa em Lagoa Nova, seu candidato João Maria  saiu Vitorioso com quase 800 voto de maioria.
Depois de 30 anos na vida publica Erivan Costa mostrou mais uma vez sua força e habilidade politica em Lagoa Nova.