domingo, 21 de abril de 2013

ALÔ DOUTOR: FALANDO COM TRANSPARÊNCIA COM DR. JODINALDO LUCENA

O que vejo de mais comum no consultório de ginecologia é a queixa de prurido vaginal com eliminação de corrimento branco, semelhante a leite talhado. Para quem sente pela primeira vez é terrível, pois pensam logo numa DST (doença sexualmente transmissível), num câncer ou outra mazela. Aparece de várias formas, dependendo do estado de defesa que se encontra o organismo feminino. Acontece principalmente no período pré- menstrual e associado a uma TPM (tensão pré- menstrual), era só o que faltava. Correm logo para a minha atendente e dizem: Quero fazer um Chek Up ginecológico: preventivo, colposcopia, transvaginal e tudo. É uma urgência! E recebe a resposta: Só tem vaga para maio. A não ser que ligue pró doutor!
–Alô doutor sou eu, sua paciente de muitos anos. O senhor fez meu primeiro parto e vou ser vó no mês que vem. Estou precisando de um preventivo e quero aproveitar para fazer um chek Up geral e quero pra logo.
- A senhora quando fez um preventivo?
– Faz uns cinco anos, mas estou precisando, se possível para hoje.
– Qual a urgência?
– Estou com um problema muito sério. Já pensei até naquela doença. Estou com uma irritação muito grande.
– Fique tranquila que aquela doença não aparece desta forma. Façamos o seguinte: siga minhas orientações que a senhora vai ficar boa e depois, com calma. marca seu preventivo
Este problema de saúde é causado por um fungo que frequentemente habita o meio vaginal, mas não causa sintomas, pois vive sob vigilância das defesas do organismo humano. Quando estas defesas estão em baixa, os fungos conseguem se desenvolver ao ponto de causar os sintomas tipo: coceira, ardor, sensação de inchaço vaginal e às vezes se apresenta como se a pele vaginal estivesse com cortes, associados a uma secreção branca e leitosa que causam incômodo na relação sexual.
Fonte: facebook do Dr. Jodinaldo Lucen