quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ISOLADA POLITICAMENTE, ROSALBA PODE TER BAIXA EM MAIS TRÊS SECRETÁRIOS ATÉ O FINAL DO ANO.


Secretário de Turismo, Renato Fernandes,
 é um dos que deve deixar o cargo até o
final  do ano (Fotos: Alberto Leandro)
Este ano tem sido marcante para a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM). Foram vários os apoios políticos perdidos, como o do PMDB inteiro; o do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta; e o de outros deputados estaduais, que trocaram de partido para não fazer mais parte da base aliada. Contudo, 2012 ainda pode revelar algumas “novidades” negativas para Rosalba Ciarlini. Até 31 de dezembro, ela pode ficar sem outros três secretários: Renato Fernandes, de Turismo; Rogério Marinho, de Desenvolvimento Econômico; e Leonardo Rêgo, de Recursos Hídricos.
A situação mais clara é da Secretaria de Turismo. A pasta pertence a “cota” do PR no Governo e, como o partido do deputado federal João Maia deve oficializar no próximo dia 22 o rompimento da base aliada, Renato Fernandes está próximo de deixar o cargo. “Estou apenas aguardando a ordem do presidente do partido, o deputado João Maia, para quando ele oficializar o rompimento, se oficializar, eu entregar. A Secretaria pertence à governadora, mas é uma indicação do PR. Se o partido deixar o Governo, não faz mais sentido eu permanecer”, garantiu.
Rogério Marinho deixará Governo antes  do final
da gestão, para ser candidato a deputado federal
Enquanto isso, na pasta de Desenvolvimento Econômico, o problema é outro: as eleições 2014. Rogério Marinho, do PSDB, quer se candidatar a deputado federal e, para isso, tem que se descompatibilizar até o início do próximo ano. Em contato com o portalnoar.com, ele afirmou que deverá fazer isso antes, até o final de 2013, para “dar tempo do sucessor fazer alguma coisa”.
Apenas uma “missão” estaria faltando para Rogério Marinho deixar o cargo. Segundo ele, ao assumir a pasta de Desenvolvimento Econômico, foram quatro metas definidas: Pro-Serão, Mais RN, Parque Tecnológico e… “Não falo. Por enquanto, é segredo”, brincou o tucano pré-candidato a deputado federal.
Leonardo Rêgo já teria revelado insatisfação
por não ter “poder da caneta” no Governo
Dos três cotados para o “cargo” de ex-secretários, Leonardo Rêgo (DEM) seria o que menos tempo ficou como ocupante de uma pasta. Está na de Recursos Hídricos desde o início deste ano, com a experiência de ser ex-prefeito de Pau dos Ferros e filho do deputado estadual Getúlio Rêgo, líder do Governo Rosalba na Assembleia Legislativa.
O motivo da saída de Leonardo Rêgo seria a falta de autonomia, motivo que já causou a saída de outros ordenadores de despesa. Faltaria poder para realizar obras, para assumir compromissos com antigos aliados políticos. Estaria havendo mais “perdas” do que “ganhos” para continuar em frente à Secretaria.
Fonte: Portal no Ar