quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

DIA DO NATAL: HIPOCRÍSIA E FALSIDADES ...


  • Ao contrário do que muita gente acredita, o Natal, ao invés de ser uma época de confraternização, de união, de amizade entre as pessoas e entre os familiares, pode se tornar uma fonte de hipocrisia e falsidade, gerando os piores sentimentos nas pessoas como: inveja, ódio, depressão, complexo de inferioridade, ciúme e fracasso, dependendo de como se encara esta comemoração. 

    Uma das razões para isso é que nesta época, pelo contato mais próximo com os familiares, acentua-se o que mais tentamos guardar dentro de nós, que são os nossos medos, os nossos fracassos, a nossa inabilidade de lidar com nossas emoções e sentimentos mais negativos, que foram sendo deixados de lado durante todo o ano e que agora, nos vemos obrigados a confrontá-los.

    Na verdade, todo este mal estar é causado pela projeção de nossas antipatias, de nossa falta de aceitação própria, de nossa raiva, nos outros, culpando-os por nos causarem todo esse incomodo. Se pudéssemos reconhecer que somos nós mesmos quem geramos este nosso desconforto emocional, deixaríamos de dar tanta importância aos outros e nos focaríamos mais em nosso íntimo, na aceitação de nossas dificuldades, sem preconceitos, sem pré julgamentos.

    A época do Natal é na verdade uma época desafiadora, porque se cedemos às nossas aversões projetadas nos outros e nos isolamos, sentimo-nos deprimidos, se vamos à festa com o espírito combativo, sentimo-nos culpados, então o que fazer? Talvez darmos aos outros o que gostaríamos de receber, pode ser um bom começo. Se você se sente excluído por não receber presentes, ao invés de exigir, dê presentes. Se você não suporta aquela pessoa da sua família que encontrará no dia do Natal, ofereça-lhe o melhor de você, um simples sorriso, um simples coração aberto e desarmado, e veja o que acontece. Se você está cheio de crítica pelos outros, simplesmente encontre algum ponto que seja positivo neles e exalte esta característica.

    Ao tomar este tipo de atitude, você diz ao universo e a si mesmo que é você quem cria as situações e sentimentos na sua vida, que você não é uma vítima, que você é responsável por tudo o que acontece com você, então, se você está focalizando o bem, o bem se multiplicará, se você está aceitando o seu lado negativo, ele se sentirá amado e deixará de ser tão sombrio. No final das contas, perceberemos que o Natal nos oferece uma incrível oportunidade de auto conhecimento e superação e é por isso que tantas pessoas odeiam o Natal, pois, ainda não sabem como tirar o máximo dessa situação, ainda não sabem como tirar o máximo de si mesmos, mas, em breve saberão. Feliz Natal !!!


    Do Blog aos leitoresQue Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz nossos corações, não apenas neste dia de Natal, mas todos os dias da nossa vida. Um Forte Abraço a todos!