quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

BRASIL EM MAUS LENÇÕES: DÍVIDA DERRUBA DIREITO DE VOTO DO BRASIL EM ÓRGÃO DA ONU E EXCLUI O PAÍS DO COMANDO DAS MISSÕES DE PAZ

Pais sofreu grande derrota e teve sua credibilidade de potência emergente afetada.
Com recursos reduzidos para sua política externa, o Brasil perdeu o direito de votos em instituições internacionais, sofreu derrotas em eleições para cargos, foi excluído do comando das missões de paz e teve sua credibilidade de potência emergente afetada. No total, a dívida do País com as agências da Organização das Nações Unidas já soma R$ 662 milhões e os efeitos já começaram a ser sentidos.

A crise no pagamento das cotas brasileiras ocorreu após a ONU modificar os critérios de contribuições e elevar a participação dos países emergentes na conta final da entidade. Questionado pela reportagem sobre o não pagamento de suas contribuições obrigatórias e sobre o impacto da perda do direito ao voto, o Itamaraty não se pronunciou até a conclusão desta edição.

Apesar de ter sido cortado em diversos órgãos, o Brasil mantém a participação na Assembleia Geral, o principal órgão deliberativo da ONU, em que todos os países têm direito a voto para tratarem de assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta.