quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

É PRECISO DA TEMPO PARA QUE A TURMA POSSA DOMAR O PESADO "ELEFANTE"

Qualquer análise sobre a administração Robinson Farias, corre o risco de parecer mero chororô de ressentidos ou simples empolgação de quem ainda não tem a menor ideia do que é e como funciona o poder na nossa província.
A razão disso é simples: o governo mal começou. É preciso dar tempo para que a turma do CC aprenda a pilotar a pesada máquina administrativa. Os rottweilers do outro lado da ponte precisam, portanto, abrandar o latido. Enxergar fumaça onde não há fogo agora é uma tolice. Assim como fingir espanto diante de coisas que são café pequeno perto das lambanças  patrocinadas pelos governos anteriores, não é mesmo?

Por outro lado, os novos palacianos têm que esfriar o sangue. Críticas sempre vão existir. Boas e ruins. Sinceras e maliciosas. É preciso saber conviver com elas. Algumas merecem respostas; outras, nem tanto. Também não adianta dourar a pílula e achar “que daqui pra frente tudo vai ser diferente”, como na canção de Roberto. Acreditar piamente nisso é ingenuidade, burrice ou malícia. Ou as três coisas juntas.

Não esqueçam que algumas estruturas de poder ainda permanecem intactas. E que uma cultura política como a nossa não se transforma da noite para o dia. O importante agora é pôr os pés no chão. Encarar a vida política como ela é: com seus erros e acertos. Avanços, limites e contradições. Do contrário, pode ser que daqui a algum tempo elas – as contradições - insistam em bater à porta.

Nessa hora, é preciso estar preparado. Por isso, senhores, em vez de ficar brincando de cabo de guerra midiático - salmões de um lado, lagostas de outro -, melhor talvez seja tocar o barco. Organizar a casa. Manter o link com a sociedade. É isso que interessa. É isso que todos esperam. O resto é folclore.