Ponte sobre o rio ingá. |
No Ingá de Santa Luzia, dezenas de observadores se posicionavam
estrategicamente para ver os guinchos efetuando o lançamento das vigas
(em número de doze). Cada viga pesa em torno de 30.000 mil quilos e deve ser
posicionada perfeitamente sobre o ponto de encaixe na base da ponte.
Segundo informações técnicas, cada guincho suporta até 70.000 mil quilos. O
trabalho exige perícia e atenção por parte dos orientadores das vigas. É
um trabalho em equipe. No final da tarde, a última viga foi colocada e,
portanto, o trabalho no Ingá também foi encerrado.
As máquinas, então, dirigiram-se até a Barra. Já era noite quando
iniciaram o trabalho de lançamento das vigas na última ponte do trecho
em obra. A ponte que passa sobre o rio Potengi, que corta a comunidade
da Barra, é maior que as duas anteriormente citadas, é tanto que tem 16
vigas. O engenheiro, Dr. Márcio José Dias e Costa, da Delta Construtora,
encontrava-se na Barra. Ele conversou informalmente com a equipe do
blog. É prazeroso ver os grandes guinchos trabalhando na edificação das
nossas pontes, na certeza de que em breve, se tudo der certo, esta
estrada será inaugurada e representará uma importante conquista para a Serra de Santana. Esta rota, da estrada da produção, interligará o Potengi com o
Seridó e isso representará um grande avanço para todos os habitantes destas regiões.
PONTE SOBRE O RIO DO PINGA
PONTE SOBRE O RIO DA BARRA
Fonte; O blog “SAOTOMEDECARALIMPA