sexta-feira, 22 de março de 2013

LAGOA NOVA:DIA MUNDIAL DAS ÁGUAS: “AONDE A LAGOA QUE DEU ORIGEM AO NOSSO MUNICÍPIO, PODE NOS LEVAR”?



Lagoa Nova RN, a "lagoa origem” é um atrativo natural de rara beleza, no entanto não tem sido explorada racionalmente. Enquanto atrativo turístico não se encontra em roteiros de visitação promovido pelos órgãos locais de competência; como área de lazer e entretenimento carece de estrutura adequada para tal; a atividade piscícola também é desprezada. Enfim, serve mesmo é como depósito de dejetos de toda a natureza.

(= Mary Souza Santos, João Pedro, Camila Vanessa, Miguell D'Abreu, Carlos Alberto, Sâmmara Fernandes, Matheus Felix, Matheus Emanoel. Olha Aii Nossa Linda Lagoa Nova Imagem Feita Por: Jessica Candido. Boa Tarde!! Xerim (=Quem avista a "lagoa origem” de longe tem a impressão de contemplar uma maravilha
Ledo engano. Esgotos residenciais e comerciais, lixo de todo tipo, animais mortos, óleos e graxas, são lançados para o “grande esgoto” da área da cidade de Lagoa Nova.

Garças povoam a "lagoa origem” Dando-nos a falsa impressão de beleza plena. O que poucos sabem é que a presença destas belas aves é prenúncio de um quadro funesto: poluição em níveis intoleráveis. 

O mau cheiro que há muitos anos vem exalando dali impressiona tanto quanto incomoda a quem se atreve a percorrer o seu perímetro. A poluição está tornando-se insuportável!

Os bem intencionados” cercam, plantam capim e cuidam de parte da sua margem. Apropriação indébita que transforma o bem comum em área privada. E ainda há quem ache a iniciativa legal...

Apoucos dias o atual gestou concedeu uma entrevista a reportagem de uma TV do Rio Grande do Norte, onde fala que já elaborou um projeto e o remeteu a União para “despoluí-la”.

Hoje tudo desprezado. Mas, o esgoto continua indo sufocando a nossa ex-bela “lagoa origem”.

Não se sabe o valor exato dos serviços, tampouco como serão prestadas as contas e quando serão realizados.

Papel que a sociedade gostaria de ver exercido pelos vereadores e divulgado para todos. 

Outro dia, caminhando em volta dela e mergulhado em meus pensamentos quisera compreender o que leva as pessoas a se instalarem em grupos tão organizados e distintos:

(1) os que promovem a degradação;

(2) os que são completamente indiferentes ao problema;

(3) os que deveriam combatê-la e não o fazem;

(4) e os que tiram proveito pessoal da situação caótica (piores).

Vi crianças, jovens, adultos e idosos andando pelas margens da “lagoa origem” sem constrangimento. A impressão que me dá é de nítida falta de indignação ao problema. Parece que todos já se acostumaram com o quadro deplorável. A poluição está banalizada.

Revelando o nível de compromisso que a própria sociedade tem com a causa ambiental. 
E o Poder Público??? Ah, este tem poder e é dado por nós... Mais nada faz!

Aonde a “lagoa origem” pode nos levar?

Discutir a sua recuperação pode ser o eixo norteador de uma política de educação socioambiental para a cidade de Lagoa Nova.

A partir deste problema poder-se-ia montar uma estratégia de gestão rumo ao desenvolvimento integrado do município, assinalando de forma clara e consensual o compromisso constitucional que deve ser assumido pelo Poder Público e também pela sociedade, visando a melhoria da qualidade de vida local, que é o que nos falta!
Adaptação do texto: F. Gomes