sábado, 30 de abril de 2016

Cantor e compositor Dorgival Dantas conta sua história de superação para crianças carentes do projeto da CEIJ


Ao som de seus sucessos como “Coração”, “Destá” e “Valeu”, além do clássico “Asa Branca”, o cantor e compositor potiguar Dorgival Dantas fez um show-palestra no auditório da Escola da Magistratura do RN (Esmarn) nesta quarta-feira (30) para 80 adolescentes de unidades de acolhimento da Prefeitura de Natal, das Aldeias SOS e da Casa do Menor Trabalhador. Na oportunidade, o artista contou sua história de vida e superação. A ação faz parte do projeto “Momento Cultural”, da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) do TJRN.
Segundo o juiz José Dantas de Paiva, coordenador da CEIJ, a ideia do projeto surgiu diante da realidade dos adolescentes acolhidos, para garantir a eles o acesso ao direito à cultura e ao lazer. A ação com Dorgival Dantas foi viabilizada graças à parceria da CEIJ com a Esmarn, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Trabalho e Ação Social (Semtas) e com o próprio artista, que se prontificou em participar da iniciativa do Poder Judiciário.
Diante de um auditório tomado por adolescentes (que em muitos casos experimentaram situação de violação de direitos), além da participação das equipes multidisciplinares que atendem a esse tipo de demanda social e de servidores do próprio Poder Judiciário, Dorgival Dantas tocou, cantou e até se emocionou, quando falou sobre a sua vida e das dificuldades que enfrentou na infância (como a morte de sua irmã quando ele tinha apenas dez anos de idade).
A intenção do juiz José Dantas é promover mais momentos culturais, trazendo outros artistas e histórias. “Nós pretendemos trazer outros artistas para compartilhar suas histórias de vida”. Para ele, a presença de Dorgival e sua história servirão de inspiração para crianças e adolescentes em dificuldades e que precisam de uma palavra de apoio.
Superação
Nascido em Olho d´Água dos Borges, Dorgival Dantal lembrou de episódios de quando iniciou sua carreira, com 16 anos, tocando teclado em Natal. Disse que tem orgulho de ter morado na Vila São Francisco, no bairro de Cidade Nova. Falou das dificuldades da família, da angústia do seu pai, com onze filhos, vendo sete morrerem de fome sem poder fazer nada. Dos que sobreviveram, ele tem um carinho especial por Damião, que ele chama de “anjo da família”, por ter 35 anos mas com mente de seis anos de idade.
Ao falar da importância de se saber administrar a própria vida, em todas as situações enfrentadas, ele contou, com orgulho e como exemplo pessoal e história de superação, o fato de ter deixado de fumar por vontade própria depois de ter ganho uma carteira de cigarros como presente de seu pai porque ele não tinha condições de dar um presente e ouvido dele a frase: “Eu não posso lhe dar outro presente, como é seu aniversário, tá aqui! Agora não faça na minha frente não!”. Para Dorgival, isso pesou demais na sua decisão.
Revelou que catou lixo, foi vendedor e foi até barbeiro aos 14 anos. Tudo para aplacar a fome dele e da família. Ao falar da importância do estudo para o ser humano (ele queria ser arquiteto), afirmou que o grande arrependimento que tem na vida é de não ter estudado. “Eu sempre tive facilidade de aprender as coisas rápido. E uma coisa que eu me arrependo é de não ter concluído meus estudos. Como eu queria saber ler direitinho e escrever! Entre as coisas mais belas desse mundo eu acho saber ler e escrever!”, lamentou.
Ele também falou, com orgulho, do sucesso alcançado por sua música em todo o país e fora dele. Das viagens que fez para a França e Portugal. Explicou porque foi morar em Fortaleza (CE), lugar que lhe ofereceu as oportunidades que ele não teve em sua terra. Ao final, deixou um conselho para os adolescentes. “Aprendam com a vida. Peçam a Deus inteligência e sabedoria. Ouçam as pessoas que têm histórias de vida e abrace aquela oportunidade. Tomem o conselho dos pais de vocês”, aconselhou.
Exemplo
Atento às palavras do artista, o jovem Adrielyson Pereira, de 16 anos, integrante da Casa do Menor Trabalhador, revela que se identificou muito com a história de vida do compositor potiguar. “Dorgival tem uma história de vida muito bonita e inspiradora. A gente pode estar passando por alguma dificuldade, porque a vida é difícil pra todo mundo, mas a gente se inspira na história dele para lutarmos, corremos atrás dos nossos objetivos. Eu saio daqui, com certeza, com mais garra pra enfrentar a vida. Eu achei a palestra sensacional. Cada palavra me motivou muito”, opinou.
FONTE:Portal Judiciário